segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Comentários sobre os trabalhos de análise de sites sociais

Um comentário que permite estabelecer uma comparação entre os sites analisados, o MySpace e o Hi5. As preocupações com a segurança na Internet e a construção de identidades foram temas dominantes nos fóruns de discussão desta Unidade Curricular, o segundo comentário estabelece essa relação.
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"Da leitura dos trabalhos apresentados, podemos destacar alguns pontos em comum:
1 -Nas sociedades contemporâneas globalizadas, a utilização da Internet e das novas tecnologias veio reforçar a interacção com os outros, principalmente a comunicação à distancia, sendo utilizada maioritariamente pelos adolescentes/ nativos digitais.
2- A Internet, ao possibilitar múltiplas formas de interactividade e comunicação, permite abrir novas formas para a construção de múltiplas identidades e de expansão das redes de relacionamento com uma quantidade de pessoas conhecidas e anteriormente desconhecidas.
3- Os sites de interacção social, como o MySpace e o Hi5 acabam por desempenhar um papel muito importante na construção da identidade dos jovens.É visível o grau de empenho e de motivação dos jovens na gestão do seu espaço e na interacção com os outros, visível também no tempo que aí passam.
4- O MySpace e o Hi5 são duas ferramentas que devido ao contexto em que são utilizados formam redes sociais, ou seja, são formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres humanos entre si, ou entre grupos que possuem interesses e objectivos em comum e também valores a serem compartilhados.
5- Tanto o MySpace como o Hi5 permitem a criação de grupos e comunidades onde são partilhados interesses, opiniões, gostos e ideais. A adesão a estas comunidades, tem como expectativas encontrar pessoas que tenham estes, e outros, aspectos em comum, de forma a partilhar informações e dar resposta a necessidades." Eduarda Fernandes

"Os adolescentes utilizam este recurso fundamentalmente para manter ou alargar redes sociais, jogando-se nesta interactividade um jogo de sedução. Sabem que têm de ser aceites pelo grupo, têm de jogar segundo as mesmas regras, têm de parecer "cool" aos olhos dos outros. Esta consciência condiciona as opções que fazem em termos da construção do seu perfil , daquilo que revelam ou escondem. Assumir num perfil, que se sabe público e visto pelo grupo a que se pertence, opções pouco conformes às normas (sejam elas em termos estéticos ou de conteúdo – o que se pensa, do que se gosta, etc ) tem as suas consequências e só alguém seguro de si ( o que não acontece normalmente nesta fase da vida) o faz. Os perfis que analisámos, de forma geral, apontam para uma certa uniformidade reveladora de uma cultura comum e de um desejo de pertença a essa mesma cultura de grupo.
Relativamente à revelação da sua identidade, também os autores das páginas a que acedemos a evitam. Também eles, no entanto , e numa aparente incongruência, apresentam um razoável número de fotografias. Estas são ingrediente essencial numa apresentação de si mesmo , fazem parte deste corpo virtual que é o perfil. Se quer alargar a sua rede de contactos sociais, o adolescente tem de poder dizer ”este sou eu”. E nesta apresentação, o aspecto físico é determinante. Aquilo que na vida real é impossível - a escolha do que se considera o melhor lado de si mesmo - torna-se uma possibilidade online (aliás todo o perfil é de certa forma a apresentação de “a bright shining me”) : as fotografias são certamente seleccionadas, muitas revelam situações de pose, outras, atitudes de alegria, de irreverência (atitude considerada típica na adolescência), em situações de lazer, em grupos de amigos, raramente com a família. Mais uma vez a sedução, mais uma vez a vontade de agradar, de ser cool. Mais uma vez, também, o cumprimento do estabelecido: se todos apresentam fotografias, o adolescente faz o que os outros fazem e guarda as reservas e preocupações para os dados de identificação e de contactos que oculta.
O hi5, como os outros SNS, constitui um novo espaço de sociabilidade, para onde se transpõem muitas das regras do jogo social da vida real, mas onde o carácter diferido da comunicação permite uma maior reflexão sobre o que se diz e como se diz e onde o feedback se faz fundamentalmente através da palavra ou da imagem (fives) de forma directa e clara. Na reflexão sobre si, sobre o que se pretende do outro, sobre o feedback que se obtém do outro, joga-se a construção da identidade, tarefa que nos acompanha ao longo da vida e de importância crucial na adolescência." Cecília Furtado
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Imagem retirada de www.glasbergen.com, a 26/01/2009

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