segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Actividades sociais online e desenvolvimento da identidade nos jovens


Juventude, identidade e médias digitais


A terceira actividade sugerida nesta unidade pretendia aproximar-nos dos actuais processos de desenvolvimento da identidade dos jovens. Para isso analisámos o seguinte texto:
Sandra Weber, Claudia Mitchell (2008) Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies.Youth, Identity, and Digital Media: 25–47.http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/dmal.9780262524834.025

O nosso grupo chegou à seguinte conclusão:

O processo de construção de identidades, no mundo actual, não difere muito dos processos de construção verificados noutras alturas. Aquilo em que difere substancialmente é nos meios utilizados. Todos os recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia potenciam novas formas de comunicar, novas formas de nos expormos, possibilitando, provavelmente de uma forma mais fácil, a exposição selectiva das nossas características. Com as novas tecnologias, as redes de comunicação e amizade são mais extensas e diversificadas, caracterizadas normalmente por uma ausência de contacto físico. Essa ausência de contacto permite a reconstrução da nossa identidade e o respectivo reajustamento, mediante o interlocutor.

Como alguém disse, um dia, podemos seguir um das três identidades de nós mesmos:
1- O que nós pensamos de nós mesmos.
2- O que os outros pensam de nós.
3- O que realmente nós somos.
....
Trabalho de grupo: Carla Ferreira, José Boal e Verena Ribeiro
....
Há, no entanto, algo que nos afasta desta nova geração: as experiências de vida além das quatro paredes...

Sem comentários: