segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Análise de sites sociais de jovens

A 4ª actividade proposta nesta unidade curricular consistia na análise de um site social (Hi5; Facebook; Myspace, ou outro).
O nosso grupo, de três elementos optou pelo MySpace. Analisámos 3 páginas de três utilizadores, apresento aqui uma breve conclusão.

Nota: os nomes apresentados são fictícios.


Conclusões
"Apesar do número reduzido de páginas analisadas, conseguimos perceber que os utilizadores deste site, apesar de terem em comum a intenção de comunicar com o mundo, serem movidos pela curiosidade e “criarem” a sua identidade, fazem-no de forma distinta e com finalidades diferentes:
- a Marisa procura pessoas com quem possa estabelecer uma relação de proximidade, baseada em afinidades; também gosta de adicionar pessoas famosas no seu grupo de amigos;
- a utilização que o Baltasar faz da página aponta para a eventualidade de uma exploração pragmática/produtiva/profissional dos seus conteúdos;
- a Karenina utiliza o MySpace como mais um local de convívio com os seus amigos. O MySpace também lhe potencializa novos conhecimentos que, a interessarem, passam do virtual para o real.
Globalmente, nas páginas do MySpace a linguagem escrita perde importância face à fotografia, ao vídeo e à música. As vertentes visual e áudio são assumidas como formas de expressão por excelência, pelo que muitos utilizadores deste site aproveitam para revelar os seus talentos e as suas experiências/ manifestações artísticas.
Assim, este espaço assume uma outra função, para além da socialização virtual.
O MySpace é um local neutro e acessível, no qual a divulgação e reconhecimento dos diferentes talentos é possível. " Trabalho de grupo: Carla, José e Verena

Sem comentários: